quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O que fazer DIY e o que não fazer DIY no seu casamento

Vejo muitos posts de como economizar num casamento, como fazer um casamento gastando pouco, e por aí vai. Tem muita gente que consegue economizar em quase tudo do casamento com DIY  com a ajuda da família e amigos. O intuito desse post é ajudar aquelas noivinhas que querem economizar em alguns itens, mas não podem contar com toda essa ajuda de família e amigos.


Optar pelo DIY (Faça você mesma) no seu casamento é uma ótima maneira de adicionar um toque pessoal ao seu grande dia e ainda economizar um pouco (assim sobra mais $$ para outros itens). Mas é importante que as noivas saibam que, ao menos que tenham família e amigos dispostos a ajudá-las, devem saber escolher o que fazer DIY e o que não fazer DIY, para que não se torne uma bridezilla durante os preparativos.

Separei algumas dicas do que se pode fazer DIY e o que não é recomendável fazer DIY:

Convites de casamento - DIY ou comprar?
Se você conhece um pouco de artes gráficas ou tenha um amigo/parente disposto a isso, e também conhece alguma gráfica que possa imprimir seus convites em um papel um pouco mais diferenciado; vale a pena. Do contrário, será só estresse e decepção com o resultado final. Uma alternativa viável: comprar convites mais simples e adicionar toques DIY: laços chanel, aplicação de renda ou tecido. Nesses detalhes, pode-se economizar e muito! Os outros itens de papelaria como menus, kit toilette, podem até ser totalmente DIY.

Vestido de Noiva - DIY ou comprar/alugar?
A não ser que você seja uma costureira acostumada a fazer vestidos de noivas, não se arrisque nesse item. Por que? Nota-se que um vestido é DIY de longe, e costurar um vestido de noiva é estressante, fora que há maneiras mais fáceis de economizar dinheiro. Alternativas para economizar com o vestido de noiva: Bazares de marcas famosas (como da Belle Sposa que postamos aqui), comprar vestidos vintage e fazer ajustes profissionais, segundo ou terceiro aluguel, ou comprar um vestido semi novo.

O bolo de casamento - DIY ou comprar?
Um bolo DIY pode funcionar, isso não quer dizer que o casamento é uma oportunidade para você aprender tudo sobre pasta americana. Ao invés disso, pode-se optar por DIY mais fáceis, como torre de cupcakes, naked cake. Aqui você pode contar com a ajuda de alguma parente ou amiga que tenha talento de confeiteira ou hobby de cozinhar bolos.

Buquê da Noiva - DIY ou comprar?
Principalmente se for um buquê diferente, de origamis, de broches, de materiais que possam ficar prontos com boa antecedência, é super válido fazer o DIY. Quais os riscos de fazer DIY num buquê de flores? Lembre-se que o buquê de flores naturais precisa ser montado bem próximo ao casamento e você poderá não ter tempo hábil para um plano B se algo der errado.

Buffet - DIY ou contratar o serviço?
Se você não tiver a família ou muitos amigos para ajudar nesse item, esqueça-o. Imagine uma correria maior próximo do casamento para comprar os ingredientes, preparar, preocupar-se com material de cozinha e utensílios, contratação de garçons - gerenciar garçons que não comparecem no dia. É muita coisa para se controlar e se estressar no grande dia. Alternativas para economizar com o buffet: contrate um cardápio mais simples como um cardápio tipo brunch ou coquetel com massa., compre as bebidas por conta própria ou consignado.

Decoração - DIY ou contratar o serviço?
Só é possível se você puder contar com a ajuda de familiares ou amigos. Não é aconselhável por depender de vários fatores desconhecidos, como flores em falta, flores murchas, aquele parente/amigo que não pode ajudar no dia, ou aquele parente/amigo que não tem talento nenhum para decoração e faz seu arranjo parecer amador demais. Quais alternativas são viáveis? Contratar com a decoradora, apenas os arranjos da mesa de doces e alguns arranjos altos de flores naturais das mesas. Os arranjos menores podem ser DIY ou substituídos por arranjos alternativos de centros de mesas, como velas e peças decorativas com poucas flores , muitas vezes imersas em água - mais fácil de montar com antecedência).

Doces finos - DIY ou comprar?
A não ser que seja uma confeiteira de mão cheia, não vale a pena arriscar nesse item. Lembre-se que os doces precisam ser feitos próximos da data do casamento, e isso exige tempo que você pode não dispor. E se der errado, terá que comprar doces na correria e mais caros. Alternativas para economizar com os doces finos: opte por uma mescla, encomende alguns doces finos com apresentação bem bonita, mescle com brigadeiros (DIY ou da doceria favorita), além de docinhos de colher DIY.

Bem Casados - DIY ou comprar?
Além do mesmo dito no item anterior, uma boa alternativa é comprar o bem casado sem a embalagem e fazer DIY da embalagem (que é uma parte bem cara do bem casado).

Lembranças de casamento - DIY ou comprar?
Este é um item que quando DIY, dá todo um toque pessoal e faz com que os convidados realmente usem a lembrança do seu casamento. São ótimos pois possuem grande variedade (desde DIYs mais fáceis de fazer como mais elaborados) e podem ser preparados com bastante antecedência do casamento (a não ser que opte por lembranças comestíveis, pois deve-se atentar ao trabalho árduo próximo do grande dia).

Uma regra geral para DIY é se conhecer bem, saber seus talentos e suas deficiências. Não adianta querer fazer lembrancinhas para 500 convidados se você fica estressada em fazer muitas atividades repetitivas. Se não tem talento para atividades manuais, não insista em trabalhos sofisticados, opte por DIY mais simples.

Espero que essas dicas ajudem vocês! Quem já casou, conta pra gente o que fez de DIY e o que não aconselha DIY de jeito nenhum por experiência própria!

Bjs =^.^=

20 comentários:

  1. OI Flor Japa rsrs

    Menina penso igualzinho acredita????

    Adoro DIY, mas coisas como decoração não tem como, minha família não é de ajudar muito sabe...

    bjo
    http://noivinhasemsalto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI querida estou fazendo vários itens para o casamento no estilo DIY, mas dá bastante trabalho, preocupações, mas no final vale a pena pois fica lindo e com a nossa cara.

    Mas esse texto aí é realmente muito bom e importante, não adianta querer fazer tudo se não tiver muita ajuda. Eu vou fazer itens que possam ficar prontos antes do casamento, e entregarei para a decoradora, o buffet tbm será contratado para não termos surpresas desagradáveis...

    ResponderExcluir
  3. Adoro a idea DIY , porém realmente não é tudo que dá pra fazer ou vale qa pena fazer!!Amei o post...

    Beijos
    www.coisasdalivia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas Pri, é bem isso mesmo, se a pessoa não tiver talento, paciência e muitas pessoas para ajudar, muitas vezes pode sair frustada dessa.
    Mas concordo também que não custa nada tentar antes de desistir né.

    Bjo
    Seremos Um

    ResponderExcluir
  5. Amei o post!Adoro DIY, mas a gente tem que ter noção do que dá é o que não dá pra fazer.Vou me arriscas nos trabalhos manuais mais no noivado e chá de panela.No casemamento devo fazer o porta guardanapo e kit toillete! beijinhos!

    tititietrelele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não fiz nadaaaa DYI!! Tem certas coisas que a gente paga pra ter sossego e paz!! kkkkkkkkkkkkkkk
    Bem casado pra fazer é a maior cilada, por exemplo! rs
    bjsss
    wwwaventurasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pri, adorei essa postagem...

    Estou fazendo vários itens DIY, mas algumas coisas realmente não dão neh?! Principalmente coisas comestíveis ou que precisam ser feitas no dia do casamento...

    Beijos!!!
    apto154.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Óimas dicas! E acho que realmente o que deixa muita noivinha doida por aí são os DIY... eu tive uma experiência com meu aniversário de 30 anos e aprendi que realmente não dá pra fazer tudo sozinha... Precisei pedir socorro pra minha família e a do meu noivo pra terminar tudo a tempo... consegui, mas ficou corrido. E olha que era só aniversário...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, Pri!!

    Com ctz a noiva precisa conhecer seus dons e paciências(rsrs) antes de iniciar um DIY pro casamento!!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Muito boa essa postagem!!!

    Vou fazer DYI em várias coisas!

    ótimas dicas!

    Bjs

    noivanorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olha Pri, no meu noivade eu fiz tudooo!! E fiquei bem cansada! Dai decidi que no casamento só vou fazer alguns mimos, tipo água, plaquinhas, kit do banheiro!! Coisas extras sabe!!

    http://ideiasdeartista.blogspot.com/

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas Pri, e adorei este copo com flores e velas, será que consigo encontrar logo?
    Pensei em um jantar com o marido, o que acha para enfeitar a mesa?

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu e o Ramon fizemos nossos convites, o ramon era designer gráfico, comprei o papel numa papelaria aqui perto de casa e levamos numa gráfica para imprimir, eu mesma fiz os lacinhos e os individuais. Economizamos quase 200 reais! ;)

    DIY no vestido? Uau só se a noiva for costureira, pq realmente é mto dificil...rsrsrs

    No bolo do casamento vc poderia ter citado tbm os bolos fakes para decoração que são mais fáceis de fazer e a noiva pode fazer com antecedência, muitas noivas fazem isso, e o da cozinha uma mãe, tia ou a própria noiva podem fazer, já que não precisa ser decorado.

    O Buquê eu queria fazer DIY mas como vc mesma disse seria difícil um plano B, e preferi não arriscar! rs

    A decoração eu já vi alguns casamentos que a própria noiva com alguns amigos e familiares fizeram que ficou simplesmente lindo, a Taty foi uma delas, adoreiiii! Mas é o que vc disse tem q ter gente disposta do seu lado!

    Doces e bem casados tbm acho que fica complicado pq na semana do casamento a noiva tem trilhões de coisas pra fazer ainda ir pro fogão é tenso!

    Nas lembrancinhas eu fiz mais ou menos um DIY... kkk comprei os itens separados e montei eu mesma, poderia ter pago e vir tudo pronto, mas optei por eu mesma montar q sairia mais barato, foram as latinhas mint to be e as sacolinhas personalizadas.

    Uffa escrevi um testamento! kkkkk

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Caraca, sou muito burra. O que estava fazendo antes?? Não vou nem comentar, rsss.. Abafa!!! Linda, fiz um post no blog sobre o mesmo tema. Tem muita coisa que dá sim pra fazer no estilo DIY e ficar com um resultado legal. Mas tem outras coisas, que não valem a pena, pq o esforço vai ser tão grande, que no caso não compensa o tempo, o desgaste e o empenho de todo trabalho. Eu pretendo fazer no meu casório:
    Os kits dos banheiros,
    Vou pedir pra um amigo fazer a arte e imprimirei numa gráfica os convites, menus e papelaria,
    Vou fazer as caixas de lembrancinhas pros convidados, padrinhos e madrinhas,
    Lágrimas de alegrias
    Placas Lá vem a Noiva

    Enfim, dá pra economizar muito!!!!
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  15. Adoreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei a postagem!
    Pq agnt fica tão louca querendo tudo mais barato que acaba fazendo caquinha kkkkk

    bjos :*

    ResponderExcluir
  16. o meu cha bar sera todo diy.. mais o casamento nem da ne. so as coisas que se pode fazer com antecedência mesmo
    temos que estar divas!!!
    bjos
    http://cerejacomavelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Meu caso é bem complicado porque eu não tenho o menor talento para artes...sou um fiasco mesmo.

    Tem coisas que eu quero que minha família faça...para que todo m undo tenha sua participação...tenha seu dedinho, mas serão meros detalhes.

    O resto eu prefiro pagar, até porque sou exigente com tudo, não daria certo com muito DYI...se eu tivesse talento que sabe.

    Pri vou te mandar por email um passeio imperdível em Paris.

    Beijooos

    http://royalweddingbr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. ooooi Pri, achei seu blog liiindo também, Já estou te seguindo!
    volte sempre lá no meu cantinho, amei sua visitinha!
    bjbj
    http://simeuaceitei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Pri, adorei o post!
    Eu não tenho nenhuma habilidade e preciso pagar pra alguém tbm rs
    É um risco muito alto de dar errado, no meu caso! hahahahah

    http://ovestidorendado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover