sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Receita: Nhoque de batata com molho de tomate e manjericão

Eu amo nhoque e é um dos meus pratos favoritos! Hoje vou mostrar a receita do nhoque que sempre faço em casa com minhas dicas de preparo :). Vamos botar a mão na massa?

Ingredientes da massa:

- 1 kg de batata
- farinha de trigo
- 2 ovos
- queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparo:
- Cozinhe as batatas inteiras com casca em água com sal. Esprema enquanto ainda está quente, e reserve até esfriar. (Minha dica: este passo de esfriar faz toda a diferença, faz com que a batata sugue menos farinha até chegar no ponto)
- A cada 10 colheres de batata, acrescente 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Acrescente a esta massa: 2 colheres de queijo ralado - de preferência ralado na hora (o queijo parmesão dá todo um sabor ao nhoque!!), os ovos e sal a gosto.
- Peque uma colher de massa coloque na mão, formando uma bolinha.
Vá enrolando a massa e alongando formando uma minhoca comprida, sempre polvilhando com farinha para não grudar, e depois corte as bolinhas.
- Leve os nhoques para cozinhar em água fervente, temperada com um cubo de caldo de galinha. Quando subirem a superfície, estão prontos.
- Retire e transfira para um recipiente com água fria ou gelada. Depois coloque pra escorrer. 

Molho:

- 8 colheres (sopa) de azeite
- 3 dentes de alho picados
- 4 colheres (sopa) de manjericão fresco (1/2 picado e 1/2 folhas inteiras)
- 6 tomates maduros e firmes, sem pele e sem sementes picados 
- 1/2 lata de molho de tomate pronto (10 colheres de sopa)
- Sal a gosto
- 1 pitada de açúcar

Preparo do molho:

- Refogue o alho no azeite. Junte o manjericão, os tomates, o molho
pronto, a pitada de açúcar e acerte o sal.
(Eu gosto de retirar as sementes do tomate e peneirar, para utilizar esse caldinho da semente também no molho).
- Deixe cozinhar por 10 minutos.

Na hora de servir:
- Coloque em uma travessa e acrescente o molho e queijo parmesão ralado na hora, se preferir, leve para gratinar ao forno por uns 5 ou 10 minutos.

Vejam como ficou o nhoque em casa da última vez que fiz (só faltou o manjericão no molho, que estávamos sem =\):


 O noivo adora meu nhoque :). O que acharam da receita?? 

5 comentários:

  1. Nossa eu adoro nhoque, essas receitas me dão água na boca!

    ResponderExcluir
  2. Hum deve ser uma delicia.
    Pri obrigada pela visita no blog e por me seguir. Fiquei toda feliz.

    Bjoo
    Seremos Um

    ResponderExcluir
  3. Ótima receita!
    Nhoque é sempre delicioso!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Hum.. que delicia!!!
    Você viu que está rolando um sorteio super bacana no blog? Participe!
    http://www.umalindapromessa.com/2013/09/sorteio-de-petisqueiras-em-formato-de.html

    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Hummmm, adoro tbm!
    Já salvei a receita Pri, vou me aventurar qualquer dia..
    Bjs

    http://ovestidorendado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover