quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Especial Vestido de Noiva: Parte 6 - Tipos de Véu


Se ainda não viu, veja também nosso post inicial sobre Partes do Vestido da Noiva, clicando aqui.

O véu é tão importante no look de uma noiva quanto o buquê e o vestido. Não é obrigatório, pois depende muito do estilo de cada noiva e justamente por isso, existem muitos tipos de véu. Eu não fazia idéia que existiam tantos tipos, tamanhos e formatos! Classifiquei os véus por comprimento e tipos de formatos. Além desses, os véus variam de largura também (135cm, 180cm e 275cm).

Vamos aos véus por tipos de comprimento:

Essa imagem é do site http://www.cherishmywedding.com, e ajuda a entender os tamanhos de véu diferentes:

Véu catedral
É o tipo de véu mais formal, véu catedral geralmente é usado com a cauda tamanho catedral. São longos e compridos - o comprimento deste tipo de véu costuma ser maior que a calda do vestido de noiva. O véu longo pede um vestido e um estilo mais formal. Normalmente é usado em festas à noite, e em ambientes fechados. Pode ter de 3 até 5m (maior que isso pode incomodar). Jamais deve ser usado em casamento casual, como em jardim ou praia.

Véu capela
É o tipo de véu que geralmente termina junto com a cauda do vestido de noiva (ou até 15cm após) e é restrito à cerimônias noturnas, em Igrejas ou locais fechados. Mede aproximadamente 2m e 25cm.

Véu valsa ou longo
O comprimento desse véu vai até a bainha da saia do vestido. Esse véu fica melhor com vestidos de noiva sem cauda.

Véu Ballet
É um véu que fica entre os joelhos e panturrilhas. Mede aproximadamente 1m e 40cm.


Véu Ponta do dedo ou médio
Apesar de ser o preferido pelas noivas, o véu longo não é a única opção. Há também o véu de tamanho médio, conhecido como ponta do dedo.
Tem esse nome porque seu comprimento deve ser justamente a ponta dos dedos da noiva, quando os braços estão soltos e retos. Um comprimento comum é em torno de 90 cm.
É o véu mais versátil e de comprimento mais popular por sua facilidade de locomoção. É indicado para praticamente todos os tipos de vestido.
Só não se recomenda que as noivas que optem por vestidos curtos (acima do tornozelo) usem, pois esse estilo de véu não combina bem com esse tamanho de vestido.


Véu Cotovelo
Mais uma vez o nome dita o comprimento. É um véu de noiva de longo a curto, que deve alcançar o cotovelo da noiva ou coincidir com a cintura. Mede em torno de 65cm. Pode ser usado com qualquer tipo de vestido, mas há quem diga que não combina com vestido de cauda. É uma escolha para um look muito usado em casamentos menos formais e que ainda se queira um toque de noiva.


Véu Ombro
Este é o véu de noiva curto, cujo cumprimento vai até os ombros, ou 2,5cm ou 5cm abaixo do ombro, mede cerca de 50 cm. Muito mais informal que os anteriores, deve ser o escolhido para cerimônias durante o dia e fica bem com modelos de vestido tomara que caia e vestidos de noiva curtos. Véus curtos deixam o visual mais leve, menos sério e muito charmoso. São indicados para casamentos informais, como os que acontecem durante o dia. Combina com cerimônias ao ar livre como em jardins, campo ou chácaras.

Véu Birdcage ou Voillette
É o véu mais curto, e é uma grande tendência dos últimos anos. Há uma grande variedade dentro dos véus birdcages (), mas geralmente são usados para cobrir os olhos ou até o queixo. Uma vez que estes véus tem uma sensação vintage, ficam melhores com um vestido que tem um estilo moderno-vintage ou retrô.

Agora, vamos aos véus por tipos de formatos:

Véu Mantilha 
Este véu em estilo espanhol é tradicionalmente circular no formato, feito de renda, tule ou chiffon, e é mais vestido em volta do rosto da noiva preso com grampos com jóias, solto sobre os ombros e atrás das costas.
Estilos mais modernos incluem um véu de tule ou chiffon com desenhos de renda ao redor das pontas, e o comprimento podendo variar até o tamanho catedral também. Para esse tipo de véu o ideal é usar um vestido mais simples para não competirem véu e vestido.









Véu Cascata
Uma junção do véu no topo da cabeça, criando um efeito cascata ao redor do rosto. Este véu geralmente é visto no comprimento de ombros ou cotovelo para maximizar seu volume, mas também é encontrado no comprimento de ponta de dedos.





Véu Blush
Não confunda com os véus de ombro, tecnicamente um véu blush é aquele que fica na frente do rosto conforme a noiva caminha. Este é aquele véu que o pai levanta quando entrega a filha para o marido. É um véu de camada única, pode ser usado sozinho ou combinando com uma camada de um véu mais longo.


Véu Bolha (Pouf)
Esse tipo de véu tem mais volume para o alto, é feito jutando o material do véu onde se conecta para a peça da cabeça, criando uma altura para o véu de comprimento de ombros. Não são dos mais requisitados pelas noivas, mas são usados para dar um look anos 60 para a noiva.


Véu de múltiplas camadas
São usados para penteados simples porque não consegue se ver o penteado por baixo de todas as camadas do véu.


Véu de duas camadas
Duas camadas de véu, um mais curto acima do mais longo. Pode ser uma combinação de véu blush ou ponta dos dedos e um véu mais longo. Vestidos românticos caem bem com véus de duas ou três camadas. Os clássicos tendem a ser usados com véu de duas camadas.

Véu de uma camada
Um véu de uma única camada é indicado para um look sofisticado e quando se quer mais atenção ao vestido que o véu.

Chapéu de Julieta
É um look que foi usado pela Kate Moss, Grace Kelly e Lily Allen nos seus casamentos. É bem chique e remete a um estilo mais retrô e vintage.


Véu Fascinador (Fascinator) 
Não é um véu própriamente dito, esses apliques geralmente são feitos de penas, flores e redes. Muitas noivas estão optando por fazer um véu para a cerimônia, e mudar para um fascinador para a recepção.

Já escolheram seu véu? Eu acho que só conseguirei escolher quando decidir o vestidón!

Veja mais sobre cada tipo de cada parte do vestido da noiva:

Ver mais: Partes do Vestido de Noiva
Ver mais: Tipos de decote
Ver mais: Tipos de corpete
Ver mais: Tipos de saia
Ver mais: Tipos de silhueta
Ver mais: Tipos de cauda
Ver mais: Tipos de tecido


Ver mais: Tipos de renda

Veja também: Parte Final - Como escolher seu vestido de noiva!

7 comentários:

  1. Antes não queria mas depois que vi a mantilha ou até mesmo o véu longo rs me apaixonei rs
    òtimo post
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. eu amo todos mais o catedral e o capela me encheram os olhos..
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o post acho que ajudou a me resolver.
    Estava indecisa e agora creio que usarei o capela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oii!! Adorei o seu blog e principalmente essa serie de post sobre vestido de noiva... ADOROOOOO!! Ja estou te seguindo! bjus

    ResponderExcluir
  5. Quanta informação legal1!!
    olha, eu achava que manjava de véus mas percebi que eu não sabia nada!!!
    rsrsrs

    Beijos flor

    ResponderExcluir
  6. Oi Priscilla!
    Com tantos modelos lindos fica muito difícil escolher um só, não é mesmo?
    Meu véu foi na verdade uma espécie de mantilha dobrada! Foi presa como um véu normal, com duas camadas e comprimento médio!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Amo mantilhas... Acho lindas, emolduram o rosto... Deve ser meu sangue espanhol falando mais alto... rs...
    Ótima compilação!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover