quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Desabafo: Casamento em SP x Casamento no Rio! Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas! Socorro!!!

Oie!!

Para quem não sabe, eu sou de São Paulo e o noivinho é carioca... Moramos juntos aqui em São Paulo, e desde o início, estávamos vendo da festa ser aqui, para participar de "tuuuudo" nessa jornada!

Pois bem, eu já tinha meu espaço dos sonhos: o Iate Clube de Santos em Higienópolis, que possui um gazebo no meio de um jardim maravilhoso (o da foto mais abaixo). Já tinha decidido a data em um feriado de quinta-feira para ter o desconto de ser quinta (8 mil de desconto!), íamos desistir de cerimônia local, banda, tudo pelo espaço dos sonhos. Porém, o espaço está quase em 100% de chances de ter uma reforma em 2014, ou seja, meu iate afundou!


Há outros espaços na contingência: lindos, mas não são dos meus sonhos: Casa Panamericana e Espaço do Bosque.
Vendo um blog, da Carolina Souza Lima, li uma frase que definiu meu estilo: "algo com ar mais chic, mais provence, mais clássico, mais fofo, mas mto romântico e que não chamasse o rústico". Isso que eu quero para o meu casamento, e o Iate era perfeito para isso :(.

Eis que lembrei de um espaço que cotamos lá trás, quando ainda não havíamos decidido por fazer em SP o casório: a Casa de Santa Teresa, o lugar com a vista maravilhosa para cerimônia local:


Pasmem, o valor da locação só é quase metade do valor dos meus espaços preferidos de São Paulo: R$ 13.500,00 para 1.o sem de 2014 para 150 convidados (eles cobram o espaço por pessoa, R$ 90 por convidado). Uma previsão de gastos com a festa nesse local no Rio sairia R$ 52 mil, quase a metade do meu orçamento previsto para casar em São Paulo... Uma diferença absurda né! Fica aqui relatada minha revolta contra os preços de fornecedores de São Paulo, #absurdo!

O valor de um buffet chic sai uns R$ 100,00 por pessoa no Rio, enquanto em São Paulo começa em R$ 200,00. Um buffet bacana com cardápio mini degustação sai R$ 52,00 por pessoa no Rio, com bobó de camarão em mini morangas e canapés orientais!

Vejam o que seria o meu cardápio escolhido desse buffet do Rio, para ter uma noção como é excelente:

Coquetel (todos os 52 itens são servidos!!!):

Entradas: 
01.   Banana da terra c/ carne assada e tomate cereja 
02.   Banana da terra c/ carne seca , catupiry e cebola caramelada
03.   Batata rosti c/ carpaccio de salmão e cream cheese 
04.   Carolina c/ patê de foie grãs e geléia de framboesa 
05.   Carpaccio de avestruz ao molho mostarda sobre perfume de tomilho 
06.   Crepe sushi
07.   Envolto de lombo canadense e ameixa 
08.   Espetinho de camarão c/ abacaxi grelhado em fio de azeite 
09.   Figo c/ patê de foie grãs e nozes 
10.   Mini acarajé c/ vatapá e camarão
11.   Mini rondelli de Parma c/ azeitonas gregas 
12.   Muzzarela de búfala c/ tomate seco e manjericão 
13.   Polenta c/ aliche
14.   Queijo de cabra c/ kiwi sobre pão preto 
15.   Tartale c/ mix de cogumelo 
16.   Tartale de bobozinho de camarão 
17.   Tartale de haddock c/ calda de maracujá  
18.   Tartale de pêra c/ roquefort
19.   Tomate seco c/ mel sobre pão integral  
20.   Tomatinho cereja ao pesto de manjericão  
21.   Tulipinha de morango c/ geléia de damasco e catupiry 

Forno:
22.   Batata calabresa c/ siri 
23.   Folhado de ameixa c/ bacon
24.   Folhado de calabresa 
25.   Folhado de carne seca 
26.   Folhado de frango
27.   Folhado de ricota c/ espinafre 
28.   Mini biju c/ vatapá e camarão 
29.   Mini kafta de mignon c/ molho shoyu e laminas de hortelã 
30.   Mini quiche de tâmaras c/ pistache 
31.   Pastel de forno de ricota com ervas finas 
32.   Pastel de forno de berinjela c/ tomate seco 
33.   Pastel de forno de frango c/ alho poro 
34.   Pouche de bacalhau 
35.   Samosa de carne se soja c/ legumes 
36.   Vaul au vent de cebola c/ parmesão 
37.   Vol au vent de salmão c/ purezinho de wasabi

Fritos: 
38.   Aipim c/ carne 
39.   Bolinha de queijo
40.  Brie c/ damasco
41.   Camarão crocante 
42.   Carne assada c/ tomate seco  
43.   Coxinha c/ cubinhos de frango ao pesto
44.  Coxinha de frango c/ catupiry
45.   Escondidinho de bacalhau 
46.   Escondidinho de carne seca 
47.   Quibe de carne 
48.  Quibe de frango
49.   Vedete de queijo

Doces:
 50. Folhado de banana c/ açúcar e canela 
 51. Tartale de banana caramelada c/ catupiry 
 52. Tartale de brie c/ damasco e nozes

Mini degustações "escolhidas dentre várias opções":
- Bobó de camarão na mini moranga  
- Mignon ao molho poivre e arroz piamontese 
- Penne ao molho funghi
E por R$5,00 por pessoa, eu incluiria uma mini degustação a mais de Risoto de camarão c/ limão siciliano 

Duas Mini entradinha em ramequinhos "escolhidas dentre várias opções":
-  Aperitivo de queijo de qualho c/ melado de cana 
-  Pastrami c/ dijon de mostarda ao perfume de ervas 

Saladinha "escolhida dentre várias opções":
- Folhas da horta ao vinagrete c/ lascas de parmesão 

Coisa de botequim "escolhida dentre várias opções":
- Baroa (mandioquinha) c/ gorgonzola

Canapés orientais (incluso):
-  Kappamaki c/ caviar 
-  Hot Philadelphia
-  Hot Califórnia 
-  Rolinho primavera c/ molho agridoce 
-  Salmão skin c/ molho de teriyaki e cebolinha fresca 

Esse cardápio acima não existe em São Paulo por esse preço!!! Entendem minha revolta agora??? Estou inconformada de poder fazer um festão no Rio com muito menos... #prontofalei!

Preciso de ajuda, meninas!! Vale a pena abrir mão de participar de perto de todos os detalhes do casamento por um local de cair o queixo e por quase a metade do preço?
Detalhe: sou uma noiva metódica e neurótica que quer ver tuuudo do casamento, e minha assessora já avisou que tem medo que eu surte se decidirmos pelo Rio kkkk! Mas a principal prioridade do casamento é: ser num espaço marcante, inesquecível!
Não sei se vou ficar maluca por fazer no Rio e não estar por lá o tempo todo, talvez não poder escolher os fornecedores como gostaria; ou triste por fazer em São Paulo não tão do jeito que eu queria, ainda gastando horrores!

Bjs

19 comentários:

  1. Bom Pri, vc pode sim participar dos preparos do seu casamento, lógico que as coisas não serão tão tangíveis... na verdade acho que o principal para se colocar na balança é: o Rio me atende? É do jeito que planejei, terei meus convidados que teria aqui, dentre outras coisas, financeiramente já vimos que compensa, acho válido vc pesar cada prol e contra e vê qual vai lhe realizar plenamente...

    Beijos
    Icara

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscilla!

    Acho que é um questionamento válido, mas se você quiser minha opinião muito sincera, acho que o Rio é tão pertinho de São Paulo que acredito ser possível conciliar todo o planejamento, além disso a internet hoje em dia facilita muito as coisas. Já vi relatos de noivas que se casaram na Casa de Santa Teresa e planejaram o casamento em outro país, e no final das contas foi perfeito. Foi como a Icara falou antes, se as condições do Rio te atendem e você conseguirá o que sempre sonhou pela metade do preço, por que não?!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha linda, vc nao foi pro Rio ainda nao? QUE VISTA E ESSA MEU DEEEEEUS!!! Se vc se programar pra viajar uma vez por mes pro Rio fica mais barato, e com um charme uuunico! Acho super valido!!!

    E seus convidados iriam?

    Bjo!

    http://meucasamentoembh.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vista maravilhosa né!! Nossos convidados são metade do Rio e metade de SP, quanto a isso, o problema é o mesmo!!!
      Bjs =^.^=

      Excluir
  4. Casa no Rio!!!

    Meu noivo é de Sampa e eu do Rio e vamos casar na Cidade Maravilhosa, mas nem cheguei a cogitar de fazer minha comemoração por aí, sabe?

    Aqui tem muitos lugares lindos! A Casa de Santa Teresa é um deles. Eu não conheço pessoalmente, mas as fotos falam por si só.

    Beijinhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, sem dúvida case no Rio! Se é o lugar dos seus sonhos, vai atrás dele! Não importa que algumas coisas terá que decidir de "longe", o importante é tudo sair exatamente como você sempre quis!

    E ainda de lambuja, vão economizar bastante, o que permite caprichar na lua de mel!

    Só vou ficar triste, porque adoro as suas dicas sobre fornecedores de São Paulo...hehe

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  6. Pri,
    Eu acho que com a internet hoje em dia e sendo Rio tão pertinho, vc não precisa se preocupar com a questão do planejamento do casamento.
    A unica coisa que não me faz mudar de cidade, é porque todos os meus convidados são daqui de sp, e eu acho que não vale de nada um casamento lindo se vc não estiver rodeada de seus familiares e seus amigos.

    Se vc não tiver esse problema, mude e faça o casamento dos seus sonhos!!!

    Obs: Eu tb estou revoltada com os preços de SP!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Pri,
    Moro em Brasília e vou casar em SP pois minha família é de lá...
    Não vou dizer que organizar um casamento de longe é fácil pois não é, mas também não é impossível... Tem horas que me dá uns pânicos, mas quando a minha ansiedade aumenta e começo a ficar agoniada, por não estar acompanhando tão de perto, penso que foi uma escolha pelos beneficios que casar em SP me trarão...Acho que você deve pesar o mesmo... e outra o RJ é muito perto de SP em 40 min de avião ou 4h30 de carro vc está lá... quem me derá Brasilia fosse tão perto assim de SP... hehehe
    Pensa o que for ser melhor para vc... e se é importante casar no lugar dos seus sonhos case e não se preocupe com a distância, pois te garanto que você conseguirá acompanhar pelo menos 90% de tudo...
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Priscila, Casa Santa tTeresa 75 mil para 150 convidados. (atualizado)
    Tá puxado!!!
    bjs!!

    www.diariodeumabride.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Uma coisa importante a considerar são os convidados. Dos 150, quantos são do Rio e quantos de SP?

    ResponderExcluir
  10. Olha, acho que de longe é mais difícil, mas não impossível. Acho que tem que pensar no bolso mesmo, mas nossa, esses valores que você disse, são totalmente fora de cogitação para minha realidade, rs, fiquei bem assustada! Que isso, minha gente, 13.000 reais para alugar um lugar? 100 mil reais um casamento? 50000 reais? Caraca, rs... Bem, é muita grana mesmo. Eu faria no rio, se fosse sair pela metade do preço, sem dúvidas! Meu casamento saiu em 20.000 mil e eu choreeeei choreeeei de ter "rasgado" esse dinheiro em uma noite apenas rsrsrsrsrs... Vale a pena, mas dê valor ao seu dinheirinho, se for a metade, de repente vale a pena fazer em outra cidade :) Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Pri vou ser muito sincera com você! O casamento acontece uma unica vez na vida não é verdade? Pelo menos esperamos que seja assim, porque binguem casa na intenção de não viver com a pessoa para sempre!

    E já que você só se casara uma vez na vida! É extremamente importante que você faça como no seu sonho! Não adianta você gastar 100 mil em SP e não ficar satisfeita no final, porque cada vez que você olhar seu álbum, vai pensar, casei foi lindo mas ainda não foi como eu sonhava! Por isso é importante ser tão lindo quanto sonha!

    De verdade! Começa a procurar as possibilidades no Rio, a Casa Santa Tereza é maravilhosa, tem um cardápio delicioso, eu já fui em um casório lá e pasmei de tão lindo que é o local! O Rio é tão pertinho de Sampa, então fica fácil você conciliar os preparativos, Claro que não sera o mesmo que acompanhar os preparativos por aqui! Mas tem tanta gente que consegue conciliar casórios aqui no Brasil estando muitas vezes em outros países então porque você não vai conseguir organizar tudo estando aqui em São Paulo?

    Sem contar que casando na Casa Santa Tereza você pode ter fotos maravilhosas no bondinho que tem pertinho de lá. Depois olha o blog Juju e Beto já casaram! Eles fizeram lá na Santa Tereza e foi lindo!

    Mas pensa com carinho viu? E procura novas possibilidades aqui em São Paulo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. A minha experiência foi a seguinte: eu era uma noiva neurótica que estava queredno aprticipar de cada detalhe dos preparativos, mas estava morando em BH e o casamento seria em Niterói/RJ. Resultado: quase surtei realmente. Tinha crises de choro, pois queria resolver as coisas e não conseguia. Ficava dependendo de os fornecedores responderem meus e-mail e eles demoravam. Enfim, me estressei bastante. Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Humm..acho que pelo preço e por ser um lugar tão lindo com essa vista vale a pena sim....!
    Primeiro pq hoje tem skype, e-mail, nextel...a comunicação é fácil.....e segundo que vc pode pegar várias promocões de passagens e dar um pulinho lá de vez em qndo pra conversar com alguns fornecedores...=)

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  14. Flor, vem looooogo pro RIO! Além de ser mais barato você casará em um lugar tão deslumbrante quanto o de SP. Eu organizo meu casamento em Recife aqui do Rio e confesso que é suuuuuper difícil, mas não é impossível! E o Rio e SP são bem pertinhos, dava pra você vir aqui de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês tranquilo pra acompanhar os preparativos. Se eu fosse você corria pra cá!! :D

    Fica com Deus! :*

    ResponderExcluir
  15. Oi querida, é muito difícil dar uma opinião assim. Acho que você deve seguir seu coração. Em relação a organizar a distância, o meu casamento foi assim, não tive problemas.
    Beijossss

    ResponderExcluir
  16. Nossa, difícil mesmo opinar, mas se o preço chega a ser a metade eu acho que vale a pena...!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu acho que vc tem que encontrar um outro lugar perfeito em SP, pois se vc adora participar e estar vendo todos os detalhes, se fizer no RJ vai ser mais complicado.

    Isso é algo dificil de decidir, mas pensa e pesquisa direitinho. Talvez com um ótimo cerimonial você consiga ficar mais tranquila caso decida fazer no RJ mesmo!

    Boa sorte!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oi Pri!!

    Olha, se eu tivesse metade dos meus convidados no Rio, com certeza casaria por lá, além das locações serem maravilhosas, essa diferença de preço que você citou é gritante!! O que você vai economizar dá para ir pro Rio quase todo fds para acompanhar de perto os preparativos..rsrsrs..

    Casar aqui em SP está sendo desanimador..um local mais caro que o outro por muito menos coisa do que você citou acima =( Acho que vale muito a pena sim vocês casarem no Rio!!

    Um beijo,
    Carol

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover