sexta-feira, 5 de abril de 2013

DJ, Banda ou os dois no casamento?

Uma das nossas maiores dúvidas nessa jornada pelo nosso casamento, é a escolha entre Banda ou DJ para a festa do casamento. Afinal, é a música que vai animar a festa! Vamos aos itens que devem ser considerados na escolha entre DJ ou banda:

Atmosfera: a escolha do gênero musical é determinada pela formalidade do casamento, pelo tipo de convidados (se são mais jovens, se há mais convidados de meia idade e/ou idosos).

Orçamento: geralmente, um DJ custa menos que uma banda, mas os seus preços podem variar dependendo do equipamento necessário, e de serem mais ou menos famosos. Uma banda tende a custar mais, pois é composta por mais pessoas, ter mais material a transportar, figurinos e o que ela oferece: tipo de palco, iluminação, pista de LED ou não, tipo de telão. Se sua cidade possui pagamento de ECAD, atentar-se pois é 10% para música ao vivo (Banda) e 15% para DJ - sim mais caro para DJ.

Duração: muitas festas duram em média cerca de 4 a 6 horas. Mas, se a ideia é que a recepção dure muito mais tempo, como até o amanhecer, talvez um DJ seja a melhor solução.

Estrutura do local: verificar se o local da recepção é grande o suficiente para ter uma banda e uma pista de dança; os noivos devem se certificar também se existem restrições a algum tipo de barulho, instalações elétricas, equipamento por parte do local da recepção, se a locação do espaço já inclui DJ, etc.

As vantagens de se contratar uma Banda:
- Não existe nada como a música ao vivo, é muito mais animado que DJ;
- Podem fazer algumas coreografias e brincadeiras com os convidados.

As desvantagens de se contratar uma Banda:
- O custo é maior quase sempre;
- Algumas bandas só tocam um tipo de música, sendo mais limitadas na variedade musical e tendo um set list pré-definido. Muitas vezes não sabem tocar uma música mais especial, ou pedida por algum convidado;
- Muitas bandas não têm controle de volume, sendo bastante barulhentas.
As vantagens de se contratar um DJ:
- As músicas são realmente interpretadas pelos artistas originais, não havendo adaptações ou diferenças na música que vocês mais gostam;
- Maior variedade e diversidade musical;
- Aceita sugestões de seus convidados, podendo trocar os ritmos com muito mais destreza.

As desvantagens de se contratar um DJ:
- A maior delas é que um DJ monótono, ou que coloca as musicas para tocar e não está presente o tempo todo cuidando do som e da animação, pode arruinar o espírito de uma festa.
- Muitos DJ’s gravam as suas sessões musicais, podendo estas não ser adequadas ao público presente, tentando muitas vezes compensar isso com piadas menos felizes entre as músicas, sendo totalmente inadequados e inoportunos.

Ainda está com dúvida? Então o melhor é conhecer os dois! Entrevistem DJ’s e bandas, verifiquem a seleção de música, tenham em atenção a sua atitude e tentem sempre ver uma atuação.

Optar pelos dois
No caso de optarem por ter uma banda e um DJ no casamento, podem preferir alternar os dois ou utilizar o DJ nos intervalos da Banda. Se assim for, o ideal seria antes do casamento deverão colocar a banda e o DJ em contato ou informar a lista de músicas um ao outro, para evitar músicas de serem tocadas duas vezes, deixando sempre claro as preferências musicais.

No nosso caso, optamos por Banda e DJ, pois queremos muito Banda - achamos que anima muito mais a festa. E o espaço já tinha DJ, então resolvemos usar o DJ nos intervalos e depois da apresentação da Banda.

E vocês? Terão Banda ou DJ?

18 comentários:

  1. Bom, eu provavelmente vou de DJ mesmo, para economizar... Fiz um "teste" no meu aniversário de 30 anos e deu certo... a família se empolgou com o clima de balada e entrou na pista, então acho que num casamento também rolaria com eles :)
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Eu tive dj, achei mais em conta e menos polemico, já que banda quase nunca agrada todos né, dj é mais seguro rs... Beijis

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri...acho que nao vou fazer o save,por isso nao esta na lista
    bjo e obrigada por estar sempre no meu cantinho

    ResponderExcluir
  4. Eu fui de Dj. Nunca nem cogitei de ter uma banda pq minha festa iria até o dia clarear e assim foi e também eu adoro djs.
    E foi ótimo. O preço foi ótimo e o serviço foi mega.
    Satisfação nota 1000.

    ResponderExcluir
  5. Como muitas das meninas, também tive apenas DJ, mas o som ao vivo de uma boa banda é indiscutivelmente mais contagiante, mais animado. Quem vai casar à noite e tem espaço no orçamento, super recomendo banda: é animação na certa! O porém é a duração da festa, como você falou.

    ResponderExcluir
  6. Pri, vou ter banda, mas estou pensando seriamente em acrescentar uma hora de batucada que aqui em Fortaleza é bem comum e arrepia muito a galera, leva pra cima :)

    ResponderExcluir
  7. Ter os dois seria ótimo, mas o orçamento tem que permitir conforme vc citou acima.

    Para gente vai ser só DJ mesmo!


    Bjss

    ~ Blog: Vida de Noiva
    ~ Produtos de CasamentoClique Aqui
    ~ Sorteio com 3 Prêmios: Clique Aqui

    ResponderExcluir
  8. Pri, eu prefiro banda por ser (como vc citou) muito mais animado! Já fui em casamentos que a banda tocava de TUDO... Ah, eu tenho um amigo que tem uma banda, são de SP e tocam em festas... Se quiser, eu passo o tel ou facebook deles :)

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Eu usei os 2 foi o máximo, quando a banda parava para tomar uma água o dj assumia e a pisa continuava bombando.
    bjs!!

    http://diariodeumabride.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ganhei do meu tio os músicos e estou pensando se coloco o dj para tocar no intervalo da banda, mas ainda não decidi.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  11. Nós queríamos muito a banda, porémmmmm o $$$$ não ajudou muito rs e escolhemos um DJ mt bom!

    Bjus

    Taty

    ResponderExcluir
  12. Eu ganhei de presente o som da festa, um músico e outros componentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    No nosso casório só tivemos DJ..banda ia ficar mto caro, fora do nosso orçamento! rs..AH, e tivemos quarteto de cordas na cerimônia!

    beijos!

    ResponderExcluir
  14. bom eu pretendo ter os dois .. ou melhor uma banda de pagode que eu e o noivo amamos e claro um Dj que faz toda a diferença e toca de tudo..
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu vou de dj, mas ainda nem contratamos nuss
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Priii, vamos ter banda, meu noivo toca em várias...e sendo de graça é mto melhor! kkkkk


    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  17. Priiiiiiii *-*

    vai ser Dj.. queria mto banda.. mas é caro.. e tm eles fazem pausa..ous eja perde um pouco da animação...
    fora que eu curto uns dance.. então quero coisas variadas..claro menos funk


    bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover