quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Padrinhos e Madrinhas do Casamento: quantos convidar e como escolher {15 perguntas mais frequentes}

Primeiramente, qual é a função dos padrinhos? São pessoas especiais e super importantes na vida do casal. Pessoas próximas e que torçam pela felicidade do casal. Os padrinhos são aqueles que irão acompanhar a vida do casal e se comprometem a estar sempre por perto para ajudar.

1- Quantos padrinhos convidar para o casamento? 
Não existe uma regra com relação ao número de pessoas, com exceção de algumas Igrejas que determinam a quantidade máxima, mas vale o bom senso.  Se o casamento for realizado na igreja ou com cerimônia local, a regra é a mesma, é necessário verificar com antecedência o tamanho e espaço disponível, pois não fica bem padrinhos amontoados, ou então opta-se pelos padrinhos sentados nas primeiras fileiras para Igrejas/espaços menores, ou a madrinha à frente e o padrinho atrás. Geralmente de 4 a 5 casais para cada um dos noivos é um bom número de padrinhos. Lembre-se que são pessoas especiais, e isso deixa de existir quando se tem pessoas demais.

Um ponto importante a se considerar: Foto e Filmagem! Deverá haver espaço suficiente para a locomoção da equipe de Foto e Filmagem ao redor dos padrinhos, e essa locomoção não pode atrapalhar o andamento da cerimônia.


2- Como escolher os padrinhos / madrinhas do casamento?
Uma boa dica é convidar um casal para representar cada núcleo (faculdade, trabalho, amigos de infância, etc). Não é aconselhável só pra fazer média com parentes e amigos e nem para homenagear pessoas. O casal deve ser criterioso na escolha.

Mais algumas dúvidas e perguntas mais frequentes:

3- Se alguém se auto-convidar para ser padrinho ou madrinha? Agradeça o carinho e negue gentilmente, dizendo que têm um número limitado de pessoas pelo espaço e que as mesmas já foram convidadas.

4- Chamar ou não chamar a namorada (pouco conhecida) do amigo? Pode-se “separar” casais? Não faz o menor sentido convidar o namorado recente da sua irmã ou melhor amiga, com dois meses de namoro. Pela etiqueta, casais de namorados podem ser separados, mas casais casados não. Use o bom senso.

5- Convidar mais amigos que parentes para padrinhos pega mal para a família? 
Não. O que importa é que sejam pessoas que tenham proximidade e um significado especial na vida dos noivos.

6- O que fazer quando um dos casais convidados para padrinhos se separa antes do casamento?
Tente conversar com ambos e pedir que eles deixem seus problemas de lado para honrar ao que se comprometeram. Se isso não der certo, é possível ainda substituir o casal, ou pelo menos uma das pessoas, o quanto antes.

7- O que fazer quando se deseja convidar um parente para padrinho/madrinha, mas ele é casado(a) com uma pessoa que é brigada com o resto da família? 
Pode-se substituir o lugar da madrinha por uma pessoa mais próxima, como a própria irmã(o) do convidado. Se o parente em questão não aceitar a situação, cabe a pessoa recusar o convite. 

8- Os padrinhos não se conhecem. Isso pode ser chato, principalmente se você for um casal que não se conhece. Para minimizar isso, faça encontros entre os padrinhos antes do casamento, um bom ponto de partida é marcar com todos para oficializar o convite. Como são pessoas próximas ao casal, é bom que se conheçam e se relacionem.

9- A noiva deve escolher os modelos e cores que as madrinhas vão usar?
A noiva não deve necessariamente escolher o modelo que as madrinhas vão usar. Pode pedir que as madrinhas avisem com antecedência as cores para que não haja repetição e as cores tenham harmonia. Há ainda noivas que optam pelo estilo americano e definem uma mesma cor para todas madrinhas ou até todas de um mesmo estampado, mas isto deve ser conversado e acordado com as mesmas.

10 - Padrinhos e madrinhas em número par ou ímpar? Dizem os especialistas que os casais de padrinhos devem ser em número ímpar, para que os casais de pais sejam o arremate em número par. Mas isso vai de cada um, não há uma regra.

11- Irmãos são padrinhos obrigatoriamente? Não necessariamente, pois é uma escolha muito pessoal. Como padrinhos ou não, os irmãos dos noivos geralmente já têm um papel especial. Mas muitos fazem questão da presença deles como padrinhos também, lembre-se que os padrinhos que estarão em muitas fotos especiais com os noivos depois da cerimônia. É importante conversar com os irmãos, para gerenciar as expectativas, já que a maioria tem certeza que serão padrinhos.

12- Padrinhos devem dar o presente mais caro? Não existem regras para presentes, nem sobre o valor deles. O convite para ser padrinho de casamento é feito pela condição de afeto, amizade e proximidade ao casal. E não porque vão receber um presente melhor de beltrano que ciclano.

13- Se um amigo ou familiar não convidado se sentir magoado, vale a pena convidá-lo depois? 
Pense bem. Se você tinha um bom motivo e não o convidou antes, mantenha sua lista inicial. Tenha em mente quem você realmente quer que esteja ali do seu lado no maior momento da sua vida!

14- Se sobram dois homens solteiros ou duas mulheres solteiras, eles(as) podem entrar juntos na igreja? 
O correto é encontrar o par para cada um deles. Ainda mais se o casamento for realizado na igreja, deve-se respeitar as regras e orientações da mesma. Se for cerimônia local, podem haver exceções, mas não precisam dar a mão nem o braço, apenas entrar lado a lado.

15- E se apenas um padrinho ou madrinha não tem alguém para entrar? Ao invés de tentar encontrar alguém que preencha essa vaga a qualquer custo, tente manter a ideia de ter apenas pessoas próximas. Pode pedir que entre com a Bíblia, ou com as alianças, ou com uma plaquinha como o de lá vem a noiva.

E AS NOSSAS ESCOLHAS??? Optamos por 4 casais de padrinhos de cada lado. Separamos alguns casais, os que são namorados, pois haviam sobrado homens solteiros na nossa lista. Temos irmãos, parentes e amigos (de longa data, colégio, etc) como padrinhos, pessoas super especiais em nossas vidas! 

E vocês? Já definiram seus padrinhos? Tiveram muita dificuldade na escolha?


9 comentários:

  1. Priii, que post excelente, pena que não o vi antes! srrs
    Tive desistências, tive alguns estresses e arrependimentos, poderia ter evitado se eu tivesse lido isso aqui! rsrs


    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Post muito bom Pri, excelente!!

    Quando fomos escolher os nossos priorizamos quem participou e conhecia nossa historia!!
    Muita gente ficou chateada, mas não podiamos fazer nada....

    Bjs
    www.nosamamoscasamento.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pri, amei essas dicas... Estava precisando rsrs... Li tudinhoooo ahahaha. Obrigada! Me ajudou muitooooo...

    Beijos!

    http://umanoivaemoutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pri, sempre arrasando nos posts.
    Essas dicas são super válidas, escolher padrinhos não é das tarefas mais fáceis e definir roupa então.. Ixe.. kkkkkk
    Bjos amore

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post essas dúvidas nos cercam...achei muito pertinente!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse post...optei ppr 5 casais de cada lado e não me limitei a parente não... goram escolhidos pessoas que realmente fazem questao da gente.

    ResponderExcluir
  7. Otimas dicas Pri!
    Beijo
    ;)
    www.umalindapromessa.com

    ResponderExcluir
  8. Pra mim foi fácil decidir meus padrinhos, foram amigos de loooonga data, casais que amo. Foram 14 casais no total, fui objetiva e tudo deu certo graças a Deus. Separei namorados tbm e escolhi cor de vestido.

    http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que já me decidi pelos meus padrinhos, mas ainda vou pensar e refletir um pouco mais sobre o assunto. parabens pelo post.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover