sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Triste :(

Hije estou triste, meu Ditiam (avô em japonês) faleceu na madrugada de quarta para quinta-feira. Apesar dos seus 92 anos, e por mais que se queira estar preparado nessa hora, fica ainda a tristeza e saudade.

Muita gente compareceu no seu velório e enterro (tá certo que a família já é grande - 10 filhos, mais de 30 netos e uns 7 bisnetos), mas ainda assim muitos amigos e companheiros do Kaikan (associação japonesa) estavam lá, demonstrando o quanto ele é querido. A cerimônia foi budista - religião da família da minha mãe, o noivo nunca tinha visto e achou muito bonita.

A religião budista encara a morte de uma outra maneira, como uma passagem que deve ser celebrada. Minha família se reuniu após o enterro na casa de um tio, e é isso que o budismo procura, reunir a família, mas sem toda aquela tristeza e choro de outras religiões.

Outra tradição japonesa bem diferente é a entrega de envelopes com dinheiro quando se comparece a um enterro. É uma forma de ajudar a família nesse momento difícil, com gastos de velório e enterro. E a família devolve uma parte desse dinheiro recebido em forma de uma lembrança na missa de 49 dias, geralmente uma toalha de rosto.

Descanse em paz, Ditiam. Ficarei com saudade da refeição repetida (por causa do Alzheimer), do amor pelo baseball e pelo Santos.

21 comentários:

  1. Poxa, pri! nada que eu escreva aqui pode amenizar sua dor, mas desejo do fundo do coração que Deus conforte a você e sua família e que superem essa perda tão difícil!

    Beijão

    http://noiviceseinvencionices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos Pri!!
    Que seu vozinho descanse em paz!!

    e que linda deve ser essa cerimonia!!
    Eu amo as celebrações por isso.. reunir a familia!! Familia é a coisa mais importante de nossas vidas!!!

    Beijo ;)
    Bru Santos
    http://blog.casadosfornecedores.com/ ♥ Um blog sobre o amor! ♥

    ResponderExcluir
  3. Que ele descanse em paz e que Deus conforte os corações dos familiares.


    Tenha um bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Meus sentimentos Pri... eu sou evangélica, mas estou aprendendo a lidar da melhor forma com essas perdas, assim como o budismo ensina. Gosto muito de ler, e tenho lido um pouco sobre a cultura budista, e estou achando muitos pontos em comum com a minha filosofia de vida.
    Que fique somente a saudade!
    Beijooos

    milenaazsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Own floor, força para você! Fica com deus.. =/

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Que triste Pri!

    Deus conforte o seu coração da sua familia!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Own avô sempre faz falta néh? ele viveu bastante e agora ta descansando
    pessoas queridas sempre deixam saudades, que Deus amenize a tristeza e q a saudade e as lembranças boas sejam eternas !

    http://eisounoiva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pri,
    Te entendo perfeitamente. Minha avo tb faleceu já bem velhinha. É muito complicado. Pq ao mesmo tempo que a gente sabe da idade avançada e tals, a gente quer a pessoa amada do nosso lado. Sempre sonhei com a minha vó participando do meu casamento, mas infelizmente não será possível... Sempre sonhei em entrar com ela e com a minha mãe. Mas Deus quis dessa forma, fazer o que?! Flor espero que vc e a sua família possam levar essa situação da melhor forma possível. Vcs devem ser budistas e budistas veem a morte com outro significado, mas mesmo assim, é penoso da mesma forma. Que Deus possa confortar o coração de todos vcs. Hoje farei uma oração pelo o seu avô e sua família. Fica bem florzinha.
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  9. Oi pri.
    Meus pesames. Poxa quantas perdas ne? Mas ele viveu bem, ne? 92 anos!!! mesmo assim nunca estaremos preparados. penso que ndo perd minha vo, vou sofrer mto, mesmo q ela tenha 100 anos.Nossa que familia enormeee.
    Bacana essa tradicao de vcs. O pessoal tem mania de dizer que os asiaticos sao frios, mas nao procura pesquisar um pouco. Estou conhecendo um pouco mais do budismo e gostando mto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Meus sentimentos a todos vcs... achei bem interessante a tradição... e muito diferente das que costumamos presenciar... acho lindo essas diferenças culturais religiosas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Pri, receba um abração meu! é bem do jeitinho que vc colocou, mesmo que saibamos que esse um dia chegará, quando chega ainda dá aquela sensação que faltou tempo... que bonitas essas tradições que você descreveu no blog, já fui no google saber mais :-) Beijos e fique com Deus, seu Ditiam agora está olhando por você :-)

    ResponderExcluir
  12. Pri nem sei o que te falar, só posso dizer que é muito complicado perder pessoas que amamos e mais ainda quando é uma em cima da outra.
    Acho que nessas perdas a tradição japonesa ajuda e muito a superar a dor com mais sabedoria e compreensão.

    Muita força para vocês.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Puxa Pri... que chato =[
    Mas ainda assim vale pensar que ele viveu bastante, construiu uma família enorme e cumpriu sua missão =]
    Fiquem em paz e com Deus!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Meus sentimentos Pri, mas não posso deixar de reparar que ele teve uma vida longa, isso deve ter sido bom,num mundo difícil como esse é tão difícil se chegar aos 92! Força para sua família!

    ResponderExcluir
  15. Meus sentimentos linda, que Deus conforte o coração de vocês neste momento sz'

    Beeijos

    Blog: esperandograndedia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Força Pri, que Deus console o coração de vcs!
    bjus
    Ana - www.amarmefazfeliz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Força neste momento! Outra coincidência meu marido é japonês. Mas tenha fé e guarde as lembranças boas.

    ResponderExcluir
  18. Meus sentimentos. Sinto muito pela perda.

    Giovana - giovanaefabiano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Pri sinto muito, meus sentimentos.
    Que Deus conforte o seu coraçao e o da familia.
    Beijos, fique com Deus
    Estephani Souza
    blogagorasounoiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Volta Pri. Estamos com saudades!!!
    Bjs e melhoras.

    ResponderExcluir
  21. Que Triste, que Deus conforte a sua família!!
    Beijos!!
    http://fabianaedavidson.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover