Depois de ter uma idéia de como vocês querem se casar, dá para pesquisar quanto vai sair a brincadeira. Comecem a solicitar orçamentos para ver quanto sairá tudo e adaptar o orçamento. O quanto vocês poderão gastar é o que definirá o evento ou postergar a data do casamento.
Para definir um orçamento, deve-se saber que se gasta com inúmeros itens como: Convites, Assessora de casamento, Música para Cerimônia, DJ ou Banda, Igreja, Decoração da Igreja, Espaço para a festa de casamento, Buffet ou banqueterias, Bolo e Doces, Topo de Bolo, Decoração de Salão, Bebidas, Vestido de Noiva, Roupa do Noivo, Foto e Vídeo, Dia da Noiva, Aluguel do Carro, Lembrancinhas, Noite de Núpcias.
Para quem não tem noção nenhuma de quanto custa casar, segue uma planilha que fiz com uma média de gastos para um casamento em São Paulo em três categorias: acessível, médio e sofisticado:
Eu excluí deste orçamento a lua de mel, pois varia muito de casal para casal. E quem já viajou, já tem uma noção de quanto pode custar a viagem.
Sim, é tudo mais caro do que você imaginava... Nas próximas postagens, vamos falar mais sobre cada um dos itens conforme fomos pesquisando!
Convites não são 1 para cada convidado, são 1 por família, mas custam de R$5 a R$15 em média, claro que podem chegar a muito mais. Quando se trata de casamento, o céu é o limite para qualquer item!!!
Assessoria no dia custa em média 2 mil reais, assessoria completa uns 7 mil. Uma orquestra para a cerimônia pode custar muito dependendo do número de instrumentos! DJ acessível pode começar em 800 reais, mas os bons vão até uns 3 mil. E banda começa em uns 6 mil, há bandas de 12 mil com 12 integrantes e este valor pode aumentar se inclusos telões.
Igrejas não muito conhecidas, custam 1 salário mínimo, Igrejas mais conhecidas custam 1,5 a 2,5 mil (como a Capela da Puc ou a Catedral Anglicana), Igrejas famosas podem sair até por 6 mil reais (como o Mosteiro de São Bento).
A decoração da Igreja varia de acordo com o tipo de Igreja, tamanho e também do quanto é conhecida. Decorações sofisticadas consideram árvores, arranjos com vasos de vidro, etc.
Espaços variam muito por tamanho, localização e o que oferecem. Espaços famosos custam muito caro! O espaço Contemporâneo 8076 tem o preço em torno de R$40 mil para aluguel em 2013, sem mobiliário incluso!!
Buffets estimei um acessível com custo em torno de R$50 por pessoa, médio com preço de R$130 por pessoa e o sofisticado com preço de R$ 230 por pessoa.
Bolo e doces variam de quantidade e sofisticação (se terá bem casado ou não, por exemplo). O custo do bem-casado pode variar de R$1,80 a R$3,00. Bebidas variam muito se caipirinhas, whiskies, vinhos e espumantes são inclusos ou não.
Vestido da Noiva depende muito da grife escolhida, se comprar pela Internet pode-se achar vestidos de R$800 a R$2000, mas pode ser necessário realizar ajustes. Se for 2.o aluguel, o preço pode diminuir.
Foto e vídeo depende da quantidade de fotos que se deseja em álbum, quantidade de fotógrafos e cinegrafistas, se deseja vídeo ou não. Fotógrafos renomeados podem custar até 25 mil!
Aluguel de carro dependerá da distância a ser percorrida e do tipo de carro. Limusines são muito mais caras!
Lembrancinhas dependem se será apenas o bem-casado ou se dará um par de havaianas personalizada (cerca de 8 reais cada) ou um kit para padrinhos.
Noite de núpcias varia do hotel escolhido, hotéis como o Unique cobram cerca de R$2500 por um pacote de noite de núpcias.
5 - Planilha de Casamento. Crie ou utilize um modelo de planilha para controlar os itens do seu casamento. Esta planilha deve conter: agenda, checklist, pesquisa de preço, orçamento, pagamentos, tarefas delegadas, lista de convidados, plano do dia, músicas do dia, enxoval, e o que mais você achar necessário!
A minha planilha eu peguei como base uma planilha do blog Casando Sem Grana (blog que recomendo!), segue link do post onde você pode realizar o download da planilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário